Moraes libera acesso direto de relator da anistia a Bolsonaro em prisão domiciliar
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, tomou uma decisão surpreendente nesta segunda-feira, 15. Ele autorizou que o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar desde 4 de agosto, receba em sua casa o deputado Rodrigo Valadares, relator do projeto de anistia para os investigados nos atos de 8 de janeiro. O encontro crucial está marcado para o dia 22 de setembro.
Vale destacar que Bolsonaro vive sob rígidas restrições impostas por Moraes, podendo receber apenas visitas previamente autorizadas pelo ministro. Até então, o STF só havia liberado o acesso de familiares, alguns aliados políticos próximos e pessoas ligadas a atividades religiosas.
Além disso, Moraes também liberou visitas de outras figuras-chave do círculo bolsonarista. A lista inclui nomes pesados como Valdemar Costa Neto, presidente do PL; o deputado Sóstenes Cavalcante; os senadores Wilder Morais e Rogério Marinho; e ainda o ex-ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.
“O gesto foi visto por aliados como sinal de que a pressão popular em torno da anistia e das perseguições políticas está se refletindo nas decisões do STF.”
Outra permissão significativa concedida pelo ministro foi para que amigas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro possam frequentar a residência para reuniões de oração.
Portanto, o encontro com Rodrigo Valadares é considerado estratégico e de altíssima importância, uma vez que ele é o relator da proposta que pode anistiar manifestantes e aliados de Bolsonaro perseguidos após o 8 de janeiro. A expectativa geral é que o tema ganhe força total no Congresso nos próximos dias, com um reflexo direto e imediato na base de apoio da direita.



