Republicanos escolhem lado na briga entre Trump e Musk
A briga pública entre o presidente e seu ex-aliado, o bilionário Elon Musk, forçou os políticos do Partido Republicano a escolherem um lado. Em sua grande maioria, eles estão escolhendo Trump.
Apesar de respeitarem o poder financeiro de Musk, a influência política do atual presidente sobre a base e os parlamentares do partido parece falar mais alto.
O rompimento, que se consolidou com a saída de Musk do governo no final de maio, escalou para uma troca de acusações diretas e ameaças nas redes sociais.
Em sua conta no X, o empresário criticou um megaprojeto fiscal do governo, chamou o presidente de “ingrato” e fez postagens ligando Trump ao caso Jeffrey Epstein.

A reação da maioria dos parlamentares do partido foi de apoiar o presidente e criticar Elon Musk.
“Ninguém elegeu Elon Musk, e, para ser sincero, muita gente nem gosta dele, mesmo dos dois lados.” — Jeff Van Drew (Nova Jersey)
“Musk está começando a parecer um pouco louco.” — Lloyd Smucker (Pensilvânia)
“A cada tuíte que sai, as pessoas apoiam mais o presidente Trump e [Musk] está perdendo popularidade.” — Kevin Hern (Oklahoma)
Entre o dinheiro de Musk e o apoio de Trump
Nos bastidores, o cálculo dos republicanos é claro: eles reconhecem o poder da fortuna de Musk e sua capacidade de financiar campanhas políticas. No entanto, os legisladores têm mais medo de perder o apoio político de Trump e de sua base de eleitores.
Até mesmo republicanos que concordavam com as críticas de Musk ao projeto fiscal de Trump desaprovaram a estratégia de ataques pessoais adotada pelo bilionário.
“Acho que isso prejudica a eficácia dele. Eu não teria recomendado isso.” — Tim Burchett (Tennessee)
“Foi decepcionante ver a indignação de Elon Musk, por assim dizer, vir na hora certa. Poderíamos ter usado a voz dele algumas semanas atrás.” — Eli Crane (Arizona)
Alguns republicanos ficaram com Elon Musk
Apesar do fechamento de filas em torno de Trump, algumas vozes do partido ainda demonstraram respeito por Musk.
“Essa é a língua que Trump fala. [Musk] está falando isso de volta para ele.” — Thomas Massie (Kentucky)
“Palavras, para mim, não importam. É o que ele faz.” — Ralph Norman (Carolina do Sul)
Ainda não há comentários
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião!
Entre na Conversa
Faça login para comentar!
Login
Login via Social