LULA PROMETE ENERGIA E DISPARA: “É A COISA MAIS FÁCIL PARA A GENTE FAZER!” EM VISITA A ALDEIA INDÍGENA
Em uma visita surpresa à Aldeia Vista Alegre, no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou impacto ao declarar estranhar a falta de energia na região e prometer, na hora, solução para a comunidade. Acompanhado das ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e Marina Silva (Meio Ambiente), além da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, Lula participou de uma roda de conversa com caciques do povo Kumaruara.
Portanto, o mandatário disparou uma declaração impactante: “Uma coisa que eu estranhei, eu pensei que tinha energia, porque eu estou vendo uma luz acesa aqui, e eu vi que todo mundo se queixou de energia”. Em seguida, Lula disparou uma promessa bombástica: “Hoje a energia é a coisa mais fácil para a gente fazer, porque a gente pode fazer placa solar, a gente pode preservar o ambiente, pode trazer energia para vocês, e eu prometo, para vocês que vocês vão ter energia aqui na comunidade de vocês”.
Enquanto isso, a presidente da Funai, Joenia Wapichana, não perdeu tempo e reforçou a importância demarcação de terras indígenas. Além disso, ela anunciou uma notícia bombástica: “Nós hoje estamos recebendo 502 novos servidores”. Wapichana também detalhou avanços no processo de demarcação da Terra Indígena Munduruku, declarada em 2016, com cronograma definido para o primeiro semestre de 2026: “A terra indígena Munduruku, que tem aqui, também foi declarada em 2016. E nós estamos com a demarcação, e aí é um programa, um cronograma que a Funai reforça, uma demarcação que está já programada para ser realizada no primeiro semestre de 2026. Então, eu trago essa resposta aqui para vocês”. Por outro lado, a presidente da Funai alertou sobre a necessidade de “segurar” recursos para garantir esses avanços.


