Governo Promete Eliminar Déficit em 2025 e Alcançar Superávit em 2026: Durigan Anuncia Meta Ambiçosa para Equilibrar Contas Públicas no Brasil

Governo Promete Eliminar Déficit em 2025 e Alcançar Superávit em 2026: Durigan Anuncia Meta Ambiçosa para Equilibrar Contas Públicas no Brasil
Seja o Primeiro a Avaliar

Governo garante déficit zero em 2024 e promete superávit histórico até 2025

O governo federal garante cumprir a meta de déficit primário zero neste ano, conforme declarou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, durante evento em Brasília. Além disso, o plano é alcançar superávit primário já em 2025, o primeiro em mais de uma década. “A gente cumpriu a meta de zerar o déficit no ano passado, e a meta vai ser mantida esse ano”, afirmou Durigan, ressaltando que “gostaria de fazer mais”, mas destacou que decisões dependem do contexto democrático.

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

“No ano que vem, projetamos o primeiro superávit do país em muito mais de uma década”, revelou o secretário, enfatizando o objetivo de entregar o melhor resultado fiscal dos últimos dez anos.

Enquanto isso, a meta para 2025 é atingir um superávit primário de 0,25% do PIB, com margem de 0,25 ponto para mais ou menos, seguindo as regras do novo arcabouço fiscal. Durigan também destacou que a gestão atual terá a menor inflação acumulada em quatro anos da Nova República, ecoando declarações do ministro Fernando Haddad.

Outra prioridade citada foi a redução da desigualdade e da pobreza. Por outro lado, o governo também anunciou iniciativas ambientais, como o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF) e o EcoInvest, que serão lançados na COP30.

Vale lembrar que, em 2022, o país já registrou superávit primário de $59,7 bilhões, um indicativo de que a trajetória fiscal pode estar no caminho certo. Resta saber se as promessas se concretizarão diante dos desafios econômicos globais.

Compartilhar:
Comentar com Facebook: