Calor Extremo no RJ: Explosão de Hidratação Urgente contra Crise de Desidratação

Calor Extremo no RJ: Explosão de Hidratação Urgente contra Crise de Desidratação
Seja o Primeiro a Avaliar

Calor de 40°C no Rio! Governo distribui água gelada em massa para população

Portanto, em meio a uma onda de calor avassaladora que atinge o Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro intensificou as ações de hidratação na cidade. No sábado (10), o Estado atingiu o Estágio 3 de calor, alerta máximo para condições extremas. Toda a água distribuída é potável e vem diretamente da ETA Guandu, em Nova Iguaçu. A entrega ocorre em copos biodegradáveis, mas o público também pode abastecer suas próprias garrafas e recipientes para animais.

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

Além disso, a previsão para este domingo aponta temperaturas que podem atingir 40°C na capital fluminense. O nível indica calor perigoso, com riscos graves à saúde de pessoas e animais.

“Diante do calor extremo, redobramos a atenção e as ações voltadas à proteção da população. A distribuição de água gelada é uma medida preventiva fundamental para preservar a saúde das pessoas, especialmente dos trabalhadores, dos mais vulneráveis e de quem está nas ruas, seja a trabalho ou a lazer. Estamos atuando de forma integrada para minimizar os impactos das altas temperaturas”, disse Castro.

Por outro lado, como medida emergencial, a Cedae vai distribuir neste domingo, das 9h às 16h, mais de 10 mil litros de água gelada nas orlas de Copacabana e Leme, além do Aterro do Flamengo – locais de alta circulação de moradores e turistas. A iniciativa segue o protocolo do Governo do Estado que prevê mobilização de ações preventivas nesse cenário, com foco em grupos vulneráveis como idosos e crianças.

Imediatamente, a Frota da Hidratação – formada por funcionários da Cedae em bicicletas, kombi, estandes fixos e aguadeiros – estará posicionada em pontos de grande fluxo.

Confira os pontos de hidratação:
Copacabana: 12 bicicletas-pipa entre os postos 1 e 6 (Leme ao Forte de Copacabana)
Aterro do Flamengo: Kombi da hidratação + 2 bicicletas (com bebedouros para pets)
Estações de trem: Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira
Outros locais: Lapa, Praça da Cruz Vermelha, Cinelândia, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo

Enquanto isso, a Operação Verão continuará na segunda-feira (12/01), priorizando trabalhadores em deslocamento, pessoas em situação de vulnerabilidade social e população em situação de rua. A expectativa é distribuir mais de 5 mil litros de água em pontos estratégicos da Região Metropolitana.

Compartilhar:
Comentar com Facebook: