Colômbia faz reviravolta e mantém parceria secreta de inteligência com EUA após pressão internacional

Colômbia faz reviravolta e mantém parceria secreta de inteligência com EUA após pressão internacional
Seja o Primeiro a Avaliar

Petro Faz Giro Inesperado: Colômbia MANTÉM parceria com EUA após caos de 76 mortes!

Enquanto o mundo assistia ao embate entre Gustavo Petro e Donald Trump, o governo colombiano deu um golpe de mestre nesta quinta-feira (13)! Após criar um terremoto ao ordenar o fim da cooperação de inteligência com os Estados Unidos, o ministro do Interior Armando Benedetti acendeu um sinal de alerta radical: a parceria com FBI, DEA e HSI segue firme e forte! Segundo Benedetti, a ordem de Petro foi “mal interpretada pela imprensa colombiana e por alguns funcionários do alto governo”. Portanto, prepare-se para reviravolta internacional!

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

O caos começou na terça-feira quando Petro, em um ato de provocação direta contra Washington, determinou o fim imediato de toda troca de inteligência com agências americanas. A medida foi resposta aos bombardeios de Trump contra supostas narcolanchas no Caribe e Pacífico, que resultaram em 76 mortos e 20 navios afundados. “É dada ordem para suspender comunicações e outros tratos com agências de segurança americanas”, declarou Petro na época. Além disso, a oposição e militares colombianos explodiram de críticas, chamando a atitude de “absurda” diante do recorde de cultivos de narcóticos no país.

Entretanto, Benedetti correu para apagar o incêndio. Em um post no X, o ministro deixou claro: ”O presidente Petro nunca disse que as agências americanas vão deixar de trabalhar na Colômbia”. Mas como explicar a ordem explícita do chefe de Estado? Enquanto isso, fontes governamentais e da força pública confirmam que os anúncios de Petro nas redes sociais raramente passam pela aprovação da cúpula militar. Isso explica a confusão!

A crise entre Bogotá e Washington atingiu níveis explosivos. Trump retirou a Colômbia da lista de aliados contra o narcotráfico, revogou vistos e impôs sanções financeiras contra Petro e seus aliados. O magnata acusa o presidente de ser “líder do narcotráfico” sem provas, enquanto Petro rebate: ”76 mortos são execuções extrajudiciais!”. O ex-comandante da polícia Óscar Naranjo alertou à AFP: ”Terminar a cooperação seria uma festa para as máfias”. Por outro lado, o analista Douglas Farah advertiu: ”Washington também sofreria, com aumento do tráfico em um dos maiores consumidores do mundo”.

Enquanto isso, a oposição colombiana comemora! A administração Trump se aproxima dos grupos de direita que miram as eleições de 2026. Implantar um governo alinhado a Washington pode ser o trunfo final. Portanto, a trama internacional está apenas começando!

Compartilhar:
Comentar com Facebook: