PARANÁ EM ESTADO DE CALAMIDADE: Ministério da Saúde decreta envio de Força Nacional do SUS após devastador tornado

PARANÁ EM ESTADO DE CALAMIDADE: Ministério da Saúde decreta envio de Força Nacional do SUS após devastador tornado
Seja o Primeiro a Avaliar

EMERGÊNCIA CATARROFICA: Ministério da Saúde despacha Força Nacional do SUS para cidade do Paraná ARRASADA por tornado

IMEDIATAMENTE após a tragédia, o Ministério da Saúde mobilizou uma equipe de elite da Força Nacional do SUS para Rio Bonito do Iguaçu (PR), epicentro de um tornado destruidor que reduziu a escombros 90% da zona urbana e ceifou ao menos seis vidas enquanto o caos assolava a região.

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

Portanto, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, integra a comitiva federal que desembarcou no estado para avaliar os estragos catastróficos, prestar socorro emergencial e orquestrar ações conjuntas com o governo do Paraná e a Defesa Civil Nacional, garantindo uma resposta ágil e eficaz à catástrofe.

Além disso, a equipe enviada é composta por CINCO profissionais especializados: um expert em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro experiente, um analista de recursos logísticos e um especialista em incidentes e reconstrução assistencial. Eles atacarão com prioridade máxima a reativação dos serviços de saúde, o apoio à gestão local e a resposta psicossocial imediata, assegurando a retomada segura e veloz do atendimento integral à população enlutada.

Enquanto isso, as primeiras ações já estão sendo desencadeadas: triagem e estabilização urgente de feridos, reorganização dos fluxos assistenciais e farmacêuticos, e avaliação crítica de riscos sanitários secundários – como qualidade da água contaminada, manejo de resíduos explosivos e controle de vetores perigosos. Paralelamente, apoio psicológico emergencial será oferecido aos moradores traumatizados.

Por outro lado, se a situação exigir, a Força Nacional do SUS está pronta para instalar um hospital de campanha modular com capacidade para 150 atendimentos diários, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), transformando a crise em uma resposta logística impressionante.

A rede local de saúde, completamente devastada, enfrenta colapso energético e de abastecimento de água. Os atendimentos de urgência foram remanejados para o Hospital Regional de Laranjeiras do Sul, que agora atua como referência provisória. As Unidades Básicas de Saúde da zona rural estão parcialmente inoperantes, e a escassez de medicamentos e vacinas agrava o cenário desolador devido ao comprometimento dos estoques locais.

“Chegamos ao Paraná com a missão de cuidar, reconstruir e trazer afeto à população que mais precisa neste momento. Nossa prioridade é garantir que cada pessoa atingida receba atenção em saúde, escuta e acolhimento. Atuaremos ao lado do governo do estado e do município para restabelecer o funcionamento da rede de saúde e devolver um pouco de segurança e esperança às famílias de Rio Bonito do Iguaçu”

De acordo com dados da Defesa Civil do Paraná e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), o estado registra 55 municípios sob ataque de tempestades, com mais de 31 mil pessoas devastadas. Em Rio Bonito do Iguaçu, a tragédia atinge proporções apocalípticas: 10 mil moradores – o equivalente a 77% da população – foram diretamente atingidos, com cinco mortes confirmadas, 125 feridos e mais de um mil pessoas desalojadas das próprias casas.

Compartilhar:
Comentar com Facebook: