IMPLOSIÇÃO POLÍTICA: Rodrigo Paz Assume Presidência da Bolívia Em Movimento que Abala América do Sul Este Sábado!

IMPLOSIÇÃO POLÍTICA: Rodrigo Paz Assume Presidência da Bolívia Em Movimento que Abala América do Sul Este Sábado!
Seja o Primeiro a Avaliar

FIM DO CICLO SOCIALISTA: Rodrigo Paz assume presidência da Bolívia durante tormenta e crise histórica

O centro-direitista Rodrigo Paz tomou posse como presidente da Bolívia neste sábado (8), selando o fim de duas décadas de governos socialistas no país. A cerimônia ocorreu sob chuva torrencial e sob o peso da pior crise econômica em 40 anos. O novo mandatário, de 58 anos e filho do ex-presidente Jaime Paz, foi ovacionado no palácio legislativo boliviano por deputados e representantes de mais de 50 delegações internacionais.

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

Enquanto isso, a área do Palácio do Governo e do Parlamento permaneceu sob pesada vigilância política diante das tensões que marcaram a transição de poder.

“Deus, família e pátria: Sim, juro!”

declarou Paz durante o juramento, que foi conduzido por seu vice-presidente Edmand Lara, ex-oficial policial.

Paz, que venceu as eleições de outubro com o Partido Democrata Cristão, assume um país em colapso econômico devido à escassez de dólares e combustíveis. O governo anterior de Luis Arce esgotou as reservas cambiais ao financiar subsídios universais à gasolina e ao diesel. Por outro lado, a inflação anual atingiu 19% em outubro, após pico alarmante de 25% em julho.

Imediatamente, o presidente prometeu cortar mais da metade dos subsídios aos combustíveis e lançar um programa de “capitalismo para todos”. O plano foca na formalização da economia, eliminação de barreiras burocráticas e redução de impostos. Portanto, o desafio do novo governo é reerguer uma economia devastada enquanto busca recuperar a confiança internacional.

Em cerimônia a 3.600 metros de altitude, autoridades-chave compareceram: o vice-chanceler americano Christopher Landau e os presidentes Gabriel Boric (Chile), Javier Milei (Argentina) e Yamandú Orsi (Uruguai). Com informações da AFP

Compartilhar:
Comentar com Facebook: