Do Zero ao Selvagem
Como Sobreviver na Selva
Como Sobreviver na Selva
Aprenda Crochê Passo a Passo
Desperte Sua Energia Interior
Venda Mais e Lucre Online
Portanto, o governo do Paraná decretou neste sábado (8) estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do estado. A tempestade devastadora atingiu impressionantes 90% das residências e prédios comerciais da área urbana do município, que possui aproximadamente 14 mil habitantes. Enquanto isso, o balanço trágico já aponta seis óbitos e 432 feridos.
Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.
Votar_Agora“Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, declarou o governador Ratinho Junior.
Por outro lado, diferentemente da situação de emergência – decretada quando o município ainda consegue atuar – o estado de calamidade pública é a resposta administrativa quando o impacto do desastre é tão grave que a capacidade de resposta da administração pública fica severamente comprometida. Imediatamente, medidas mais amplas e urgentes se tornam necessárias para conter a catástrofe.
Além disso, o decreto de calamidade pública permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. Com a medida, a prefeitura pode solicitar, além de recursos federais, verbas do Fundo Estadual de Calamidade Pública e firmar convênios emergenciais.
Enquanto isso, equipes do governo federal já foram enviadas a Rio Bonito do Iguaçu para auxiliar no apoio às vítimas e estudar a reconstrução das áreas atingidas. Houve colapsos estruturais, danos devastadores à malha viária e à rede elétrica, deixando parte significativa da população sem energia. A tempestade foi classificada como tornado de categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
“Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”
Gleisi Hoffmann Confirma que Lula Sabia do Escândalo do Banco Master Gleisi Hoffmann finalmente admitiu...
FILHO DE MINISTRO DO STF ENTRA NA DEFESA DE REFINARIA INTERDITADA EM CASO QUE ENVOLVE...
ESCÂNDALO DO BANCO MASTER: GAROTINHO ACUSA ESTEVES DE SER O ARQUITETO DO CAOS O escândalo...
FUGIR DO BRASIL? Dudu Camargo REVELA: Luiz Bacci sai do país com medo da PF!...
A sessão expirou
Acesse novamente. A página de login será aberta em uma nova janela. Depois de logar você pode fechá-la e voltar a esta página.