Metade dos Brasileiros Ignora COP30: Alarme sobre Futuro do Planeta

Metade dos Brasileiros Ignora COP30: Alarme sobre Futuro do Planeta
Seja o Primeiro a Avaliar

COP-30 em Belém: Quase metade dos brasileiros desconhece o evento que pode salvar o planeta!

A COP-30 explode na próxima segunda-feira (10) em Belém, Pará, e pela primeira vez o Brasil sediará o evento mais importante do clima mundial. Porém, uma pesquisa chocante do Instituto Ipsos revela que 48% dos brasileiros não têm ideia do que é a COP! Apenas 52% reconhecem corretamente que a reunião negocia ações para combater as mudanças climáticas, enquanto o restante permanece no escuro sobre o destino do planeta.

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

Além disso, somente 35% dos brasileiros sabem que o palco será Belém – uma estatística surpreendente, considerando que o país lidera o ranking de conhecimento sobre a sede. Enquanto isso, a média global desaba para um vergonhoso 12%. Portanto, a divulgação da Conferência das Nações Unidas ainda está em franco desenvolvimento, com a mobilização ganhando força apenas nos dias finais.

Enquanto isso, na Europa e nos Estados Unidos, onde a COP já aconteceu, 64% dos alemães e 59% dos franceses e britânicos conhecem o evento – quase o dobro da média global de 44%. Essa disparidade expõe uma gigantesca falha na conscientização brasileira.

As expectativas para a COP-30 também são sombrias. No mundo todo, 49% das pessoas acreditam que a conferência será apenas simbólica, sem impacto real. No Brasil, o quadro é dividido: 43% têm visão pessimista, enquanto 41% apostam em resultados positivos. Por outro lado, uma luz no fim do túnel: a Geração Z se destaca com 45% de otimismo sobre a eficácia do evento, contra apenas 29% dos Baby Boomers.

Países do Sul Global vibram com esperança: 51% no Oriente Médio e África confiam na COP, seguidos por 43% na Ásia-Pacífico e 39% na América Latina. Já as economias avançadas são céticas: apenas 25% na Europa e 24% na América do Norte acreditam no poder da conferência.

“Hipoteticamente, os jovens e a população dos países do Sul Global podem ver medidas climáticas como fundamentais para suas futuras oportunidades e condições de vida, impulsionando uma perspectiva mais otimista”, afirma Márcia Cavallari, diretora do Ipsos.

As principais barreiras para o clima? Falta de vontade política (42%), fiscalização contra desmatamento e poluição (34%) e financiamento para projetos ambientais (31%). A COP-30 começa agora, e o Brasil é o palco – mas o país precisa acordar para a urgência do momento!

Compartilhar:
Comentar com Facebook: