Chuva de Meteoros Orionídeas: Melhor Semana do Ano para Ver o Céu se Iluminar!
Esta semana será o momento ideal para acompanhar a chuva de meteoros Orionídeas, que promete iluminar os céus de todo o Brasil. De acordo com o Observatório Nacional, o fenômeno terá seu pico máximo nas madrugadas de terça (21) para quarta (22) e de quarta para quinta-feira (23), com visibilidade classificada como excelente em todo o país. O horário recomendado para observação é entre a meia-noite e o amanhecer, quando os meteoros estarão mais intensos.
“Os meteoros serão extremamente rápidos, podendo chegar a 66 quilômetros por hora, além de brilhantes e com trilhas luminosas”, destaca Marcelo De Cicco, astrônomo do Projeto Exoss.
A constelação de Órion, conhecida pelas Três Marias, é o ponto de origem aparente dos meteoros. Porém, eles podem surgir em qualquer parte do céu. Regiões Norte e Nordeste terão leve vantagem na visualização, mas até o Sul garantirá um espetáculo. Para aproveitar, basta encontrar um local escuro, longe da poluição luminosa das cidades, e deixar os olhos se adaptarem por 30 minutos no escuro.
“O radiante em Órion é visível de norte a sul. Mesmo no Sul, é um show garantido”, reforça o comunicado do Projeto Exoss.
O fenômeno coincide com a Lua Nova, que estará apenas 2% iluminada, garantindo um céu escuro ideal. Em condições perfeitas, é possível ver até 20 meteoros por hora. As Orionídeas são causadas por detritos do famoso cometa Halley, que passa pela Terra a cada 75-76 anos. Quando os fragmentos entram na atmosfera, a alta velocidade causa queima e cria rastros luminosos — alguns até mesmo em formato de “bolas de fogo”.
“Seja paciente, a tempestade dura até amanhecer. Tem muito tempo para captar”, orienta a NASA.
Além do espetáculo visual, o evento tem importância científica: estudos das chuvas de meteoros ajudam a proteger satélites e entender a formação do Sistema Solar. Portanto, prepare-se para uma noite sob as estrelas — e cada rastro no céu contará uma história de milhões de anos!



