Diálogo Brasil-EUA Gera Expectativas Globais Enquanto Eduardo Bolsonaro Surpreende com Movimento Estratégico
Nesta terça-feira, o Brasil e os Estados Unidos protagonizarão um dos encontros diplomáticos mais aguardados do ano: o chanceler Mauro Vieira discutirá acordos bilaterais com o secretário de Estado americano Marco Rubio. Enquanto isso, um fato inesperado roubou a cena nas últimas horas: o deputado Eduardo Bolsonaro e o estrategista Paulo Figueiredo reuniram-se nesta segunda-feira no Departamento de Estado dos EUA, em Washington.
A movimentação foi considerada por analistas como uma “jogada de mestre” política, ocorrendo justamente na véspera das negociações oficiais. Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro destacou:
“Por questões políticas, em todo o mundo apenas o Brasil terá como negociador o Secretário Marco Rubio. Isso diz muito.”
O parlamentar ainda enfatizou a postura norte-americana diante de temas sensíveis:
“Temos uma convicção de que os EUA continuarão trabalhando para reduzir o poder de regimes totalitários, pessoas que censuram e que atrapalham a vida de empresas americanas.”
O encontro de Eduardo Bolsonaro gerou especulações sobre possíveis alinhamentos paralelos aos debates oficiais. Imediatamente após a reunião, ele divulgou um tuíte com a mensagem:
“Saindo agora de reunião no Departamento de Estado com @realpfigueiredo08. Aqui algumas novidades: pic.twitter.com/kCZw7xYBLf”
Com a aproximação entre as duas nações ganhando destaque, o mundo aguarda para ver como os desdobramentos impactarão relações econômicas e geopolíticas em 2025. Por outro lado, críticos questionam se os movimentos extras ofuscam a agenda prioritária do governo brasileiro.

(@BolsonaroSP) 
