EUA desbloqueiam visto de Padilha em decisão urgente para viagem de Lula à Assembleia da ONU em Nova York em 2025

EUA desbloqueiam visto de Padilha em decisão urgente para viagem de Lula à Assembleia da ONU em Nova York em 2025
Compartilhar:
Comentar com Facebook:
Seja o Primeiro a Avaliar

Ministro da Saúde conquista visto dos EUA após polêmicas e tensões diplomáticas!

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, garantiu nesta quinta-feira (18) o visto norte-americano que permitirá sua participação na Assembleia Geral da ONU em Nova York. Em coletiva em Brasília, ele afirmou:

“Recebi o visto hoje. Uma obrigação de um país que tem um acordo-sede com um organismo internacional. Tem que garantir o acesso de uma autoridade que é convidada para o evento.”

O anúncio surge em meio a um cenário de atrito entre Brasil e Estados Unidos, agravado após a condenação de Jair Bolsonaro e cancelamentos recentes de vistos. Curiosamente, Padilha integra a comitiva de Lula, que embarca para os EUA em um momento delicado nas relações bilaterais. Além disso, o ministro foi convidado para uma conferência da Organização Panamericana da Saúde em Washington no mesmo mês.

Enquanto isso, o fantasma das decisões anteriores do governo norte-americano assombra o caso: em agosto, as autoridades dos EUA cancelaram os vistos da esposa e da filha de 10 anos de Padilha. Na época, o ministro já estava com o documento vencido desde 2024, escapando do bloqueio. Na mesma semana, funcionários brasileiros ligados ao programa Mais Médicos tiveram seus vistos revogados.

Vale lembrar que Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman, ex-integrantes do Ministério da Saúde, foram alvos diretos. O Departamento de Estado, através de Marco Rubio, justificou:

“Contribuíram para um esquema de exportação de trabalho forçado do regime cubano via Mais Médicos.”

Enquanto Padilha se prepara para a viagem, a Jovem Pan News revela: a tensão continua em alta, e o cancelamento de vistos permanece como arma geopolítica entre os países. O que esperar do encontro em meio a esse clima explosivo?

 

Compartilhar:
Comentar com Facebook: