Reunião secreta de Gleisi com ministros: Congresso pode mudar tudo amanhã

Reunião secreta de Gleisi com ministros: Congresso pode mudar tudo amanhã
Compartilhar:
Comentar com Facebook:

Gleisi convoca ministros em clima de tensão: governo tenta reconquistar o comando no Congresso antes que oposição domine a pauta

Enquanto a oposição aperta o cerco em torno do polêmico PL da Anistia, a ministra Gleisi Hoffmann decidiu reagir com velocidade. Portanto, na manhã desta segunda-feira, ela reúne todos os ministros da Secretaria de Relações Institucionais para, imediatamente, desenhar um plano de contra-ataque.

Além disso, o objetivo central é devolver ao presidente Lula o poder de definir o que de fato vai para votação no Congresso. Isso porque, nos bastidores do Palácio do Planalto, cresce — e muito — a sensação de que o Executivo perdeu a rédea das prioridades e vê a agenda sendo tomada por manobras de partidos de oposição e por setores do Centrão.

Reforma tributária e PEC da Segurança correm risco

Durante o encontro, Gleisi deve apertar o passo: ela quer sair da sala com estratégias concretas para desengavetar a reforma do Imposto de Renda e a PEC da Segurança Pública. Ou seja, duas peças-chave que estão paradas, enquanto o PL da Anistia ganha espaço e pode, a qualquer momento, saltar na frente da fila.

Enquanto isso, a incerteza aumenta: caso Hugo Motta, presidente da Câmara, cave para a pressão e coloque o projeto em votação logo após o julgamento de Jair Bolsonaro no STF, o governo corre o risco de ver os holofotes virarem inteiramente para o tema da anistia, deixando de lado as bandeiras econômicas e de segurança que o Palácio do Planalto quer impor.

“O plano é reconquistar o controle da pauta antes que a oposição defina sozinha o que será votado.”

Compartilhar:
Comentar com Facebook: