Caos em Washington: governo Trump inédita e descontrolada com o dólar

Caos em Washington: governo Trump inédita e descontrolada com o dólar
Seja o Primeiro a Avaliar

Haddad Acusa Trump de Governar como Ditador e Critica Tarifas Irracionais dos EUA

Em Brasília, o ministro da Fazenda Fernando Haddad soltou uma bombástica crítica contra o governo dos Estados Unidos. Portanto, ele acusou Donald Trump de concentrar poder de forma excessiva em uma única pessoa, transformando o Congresso americano em quase invisível. Além disso, Haddad classificou a atuação do presidente como errática e sem precedentes na história política norte-americana.

“O governo dos EUA tem tido uma postura errática em temas variados e está centralizado em uma pessoa só. Você não ouve falar do Congresso, sai tudo de uma cabeça. É um modo de governar sem precedentes naquele país”, declarou Haddad durante entrevista ao Canal Livre da BandNews.

Enquanto isso, o ministro partiu para o ataque direto às tarifas de 50% impostas pelo governo Trump. Por outro lado, ele classificou a medida como economicamente irracional, ressaltando que não existe teoria econômica que justifique a taxação de commodities essenciais do Brasil. Imediatamente, Haddad apontou que a exclusão de 700 produtos da lista tarifária não representou um recuo do governo.

Na verdade, essa flexibilidade foi resultado da pressão intensa de empresários brasileiros e norte-americanos que foram brutalmente afetados pelas tarifas. O ministro enfatizou que a ação de Trump não traz vantagens aos Estados Unidos.

Atingindo diretamente a economia brasileira, as tarifas impactam entre 35% e 37% dos produtos exportados. Diante desse cenário devastador, o ministro revelou que o plano Brasil Soberano foi criado para oferecer subsídios e crédito emergencial às empresas mais prejudicadas.

Enquanto isso, as questões políticas complicam ainda mais o caso, especialmente com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Haddad destacou que a menção de Trump a Bolsonaro serviu como justificativa para a imposição das tarifas.

💭

Ainda não há comentários

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião!