URGENTE! Carla Zambelli é presa em Roma, a poderosa celebridade em destaque nas últimas horas: confira o que está acontecendo

URGENTE! Carla Zambelli é presa em Roma, a poderosa celebridade em destaque nas últimas horas: confira o que está acontecendo

Uma Captura Dramática: Dep. Carla Zambelli Prisão em Roma Após Dez Anos de Fuga

Uma notícia que tem tudo para ser destaque na mídia e nas redes sociais: a deputada federal brasileira Carla Zambelli, condenada a dez anos de prisão pelo STJ, está finalmente fora do esconderijo. Imediatamente após a sentença final, ela fugiu do país logo, deixando o Brasil e indo para a Itália para tentar escapar da lei. Enquanto isso, o sistema judicial brasileiro e as autoridades internacionais continuam em perseguição pela sua devolução.

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

EM 2026 EM QUEM VOCÊ VOTARIA? FLÁVIO BOLSONARO OU LUIZ IGNÁCIO LULA

Vote e deixe seu comentário. Gostaríamos se saber sua opinião.

Votar_Agora

A prisão ocorreu na madrugada desta terça-feira, 29 de julho de 2025, em Roma. Passados mais de um mês da condenação definitiva – que inclui crimes graves como invasão de sistemas do CNJ e falsidade ideológica -, a sorte não sorriu à parlamentar. Depois de fugir, Carla Zambelli se refugiou na Itália, onde explora a sua situação de forma que parece claramente articulada.

Como ela mesma poderia ter dito explicando sua fuga, citando dificuldades de saúde e sofrimento por perseguição política desde o início de junho, quando deixou definitivamente o território brasileiro. Mas calhou de ela sair do Brasil com um passaporte italiano e ir morar em Roma. Enfim, o destino tinha outros planos. A peregrinação da parlamentar pelo planeta para se esconder dos processos brasileiros terminou.

Por outro lado, a Justiça italiana não foi uma namorada fácil. A prisão foi possível graças ao deputado italiano Angelo Bonelli, que decidiu informar às autoridades locais o endereço onde Carla Zambelli estava se escondendo. Foi uma ação decisiva naquele país. Não seria simples para a brasileira ser localizada, especialmente como já tinham listado seu nome como procurado internacionalmente. Foi então que a lista vermelha da Interpol entrou em cena. A força-tarefa contou com a parceria da Polícia Federal e do Ministério da Justiça.

Logo após prendem Zambelli em Roma, o Ministério da Justiça reagiu rapidamente. Formalizou o pedido de extradição para que, após o registro em prisão, essa tramitação judiciária importante pudesse ocorrer. Será longo o caminho para que ela volte ao Brasil. O processo de extradição no país ponta do Vaticano ou na península, conforme prazos judiciais italianos, pode durar meses, estimam os especialistas. São pelo menos seis meses de espera.

O diretor da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos, já confirmou por onde anda a parlamentar condenada de maneira definitiva. Segundo fontes internas, ela foi levada para registro, sim. Única vez, claro, por iniciativa do poder executivo. Foi uma atitude protocolar. E importante. Agora, o desfecho não está decidido, ainda. Mesmo sendo uma prisão para fins de extradição, já que a Itália aceita esse entendimento com o Brasil, Carla Zambelli aguarda o seu momento no auto de registro. Lá, ela pode apresentar uma petição pedindo para ficar. E aproveitar esse tempo em Roma, que tanto buscou, sob a proteção de sua cidadania italiana. O sistema faz jus a um pedido feito, caso ela aceite. Aí, enquanto o processo de extradição continuaria lento e impaciente, ela estaria aguardando tudo isso em liberdade, em Roma. Uma grande expectativa para o que virá a seguir. A batalha da extradição continua.

Compartilhar:
Comentar com Facebook: